DSC_0294DSC_0260DSC_019570320163_2427819200643804_3989573474619228160_o

Os jovens cientistas do CSJ ganharam onze prêmios com seus trabalhos na 8ª Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob). Nesta edição, o evento contou com 38 estudantes do Colégio São José, apresentando 26 projetos em 4 áreas do conhecimento.

Além de credenciais para outras feiras nacionais, nossos estudantes conquistaram as primeiras colocações entre as categorias Ciências da Natureza, Linguagens e Arte, Ciências Humanas e Sociais – competindo com alunos do Ensino Fundamental das demais instituições.

DSC_0178 DSC_0216

Neste ano, as professoras Elisa Alves (Física) e Greice Sedrez (Química) receberam destaque pelo seu projeto “Inserindo a metodologia científica no Ensino Fundamental através das disciplinas de Física e Química”, realizado pelo Colégio São José. Elas foram contempladas com o 1º Lugar na categoria Pós-graduação e com o prêmio especial “Luis Artur Borges Pereira”, por difundir a educação.

70289943_2428432447249146_1089447729127489536_n 70379894_2428430840582640_8447919711651364864_o

A professora Elisa se sente orgulhosa de ver os alunos apresentando aquilo que foi orientado por ela na sala de aula. “Foi uma enorme satisfação poder acompanhar esses jovens na iniciação científica. Recebemos muitos elogios do público visitante, dizendo que estavam impressionados com o domínio de conteúdo e a capacidade de expressão oral dos alunos no evento. Para mim esse retorno é muito importante, me motiva a continuar”, comenta.

DSC_0204A prof. Greice, também muito feliz com os resultados, diz que a premiação é um reconhecimento, mas não é o objetivo do trabalho. “Nosso foco está no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, fazendo com que a produção do conhecimento vá para além dos muros da escola. O aluno não pode pensar que o seu trabalho não é bom só por que não recebeu nenhuma premiação. Muito pelo contrário! Os alunos construíram projetos importantíssimos, contextualizados com o dia a dia, mas os trabalhos acabam se destacando de maneiras diferentes para os avaliadores da Mostra, através da influência de vários fatores”. A professora de química continua: “Durante a orientação, os estudantes – e até mesmo os professores – acabam saindo da sua zona de conforto. Esse processo de construção não é fácil e nem rápido, pois há uma exigência de postura e comprometimento com prazos e qualidade na produção do estudo. Poder acompanhar esse processo de crescimento deles, nos mostra quanto o trabalho está dando certo. É importante trazer novas propostas de ensino, para que o estudante se sinta mais motivado, mais instigado, mais preocupado com questões de mundo, para que ele possa resolver problemas sem ter uma ‘fórmula pronta’”, revela. Elisa Alves complementa: “Só assim serão pessoas diferenciadas, frente aos desafios que o mundo de hoje os coloca. E, para isto, o uso da metodologia através de projetos e da pesquisa científica proporciona esse conjunto de habilidades e competências necessárias condizentes com a sociedade altamente tecnológica e exigente em que vivemos”, finaliza

Além de Greice e Elisa, o CSJ também levou para a Mostra, trabalhos com orientações dos professores Cássia Almeida (Português), Cristina Ferreira (Inglês), Vinicius Castro e Liziane Pereira (Ciências Biológicas).

70427935_2428435617248829_8274425272233623552_oDSC_0256

Confira os trabalhos do Colégio São José na MOSTRAROB 2019.

  • 1˚ LUGAR CATEGORIA CIÊNCIAS DA NATUREZA; TROFÉU TEODOLITO E CREDENCIAL PARA FEMIC 2020
    Depressão: Compreendendo as causas, ajudando a evitar futuras consequências
    Autoras: Isabela Braunstein e Roberta Salis – Turma: 8C (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientação: Vinícius Castro).

 

  • 1º LUGAR CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO E PRÊMIO ESPECIAL “LUIS ARTUR BORGES PEREIRA” POR DIFUNDIR A EDUCAÇÃO
    Inserindo a metodologia científica no Ensino Fundamental através das disciplinas de Física e Química

    Autoras: Profª. Me. Elisa Alves (Física) e Profª. Me. Greice Sedrez (Química) – Orientação: Coordenadora Pedagógica Inti Sturbelle.

 

  • 2˚ LUGAR CATEGORIA LINGUAGENS E ARTES
    Uma nova história

    Autora: Keane Oltramari – Turma: 8E (Orientação: Cássia Almeida e Co-orientação: Greice Sedrez).

 

  • 2˚ LUGAR CATEGORIA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
    Uma proposta utilizando energia limpa para acesso de cadeirantes à prédios com arquitetura histórica e outros segmentos

    Autora: Erika Boeira – Turma: 9C (Orientação: Elisa Alves).

 

  • 2º LUGAR CATEGORIA CIÊNCIAS DA NATUREZA
    Cinto de segurança: Uma proposta de adequação para mulheres

    Autor: João Gabriel Ávila – Turma: 8A (Orientação: Elisa Alves).

 

  • 3˚ LUGAR CATEGORIA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
    Estudando os agrotóxicos

    Autora: Maria Eduarda Lang – Turma: 8B (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientação: Vinícius Castro).

 

  • 3º LUGAR CATEGORIA CIÊNCIAS DA NATUREZA
    Investigando saberes: O que sabemos sobre os antigos dinossauros?

    Autor: Inácio Bacelo – Turma: 7A (Orientação: Liziane Silva).

 

  • 3˚ LUGAR CATEGORIA LINGUAGENS E ARTES
    Piano: Excelência musical ao alcance de todos

    Autora: Júlia Grillo – Turma: 8E (Orientação: Elisa Alves).

 

  • AMEV: Aquecedor de ambientes Movido à Energia solar e construído a partir do reaproveitamento de peças de Veículos.
    Autores: Bruno Zanotta, Eduardo Santos e Henrique Buss – Turma: 8C (Orientação: Elisa Alves)

 

  • ArCO2 – Maquinário para replantio.
    Autoras: Emily e Gicela – Turma: 8B (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientadora: Elisa Alves)

 

  • Bilinguizando com a Química.
    Autoras: Marina Leal e Martina Uszaski – Turma: 8D (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientação: Cristina Ferreira).

 

  • Chuveiro público aquecido.
    Autora: Eduarda Acosta – Turma: 8C (Orientação: Elisa Alves).

 

  • Ciência em nome da Saúde.
    Autor: Luís Francisco – Turma: 8D (Orientação: Greice Sedrez).

 

  • Cimentos ecológicos: Criação de um ecocimento e consequência da produção de um cimento convencional.
    Autor: Igor Turma: 8A (Orientação: Greice Sedrez).

 

  • Dessalinização das águas dos oceanos.
    Autora: Maria Luiza Noronha – Turma: 8E (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientação: Vinícius Castro).

 

  • Do Lixo ao Luxo.
    Autoras: Elisa Duarte e Nina Cunha – Turma: 8A (Orientação: Greice Sedrez).

 

  • Eletromagnetismo: Com quais inovações ele pode ser relacionado?
    Autora: Isabella Campagnollo – Turma: 8A (Orientação: Elisa Alves).

 

  • Membrana de absorção rigorosa.
    Autor: Pedro Doleske – Turma: 9C (Orientação: Vinícius Castro e Co-orientação: Greice Sedrez).

 

  • Modelo simplificado de irrigação como forma de aprendizagem de princípios da Física e da Química.
    Autora: Carina Zanela – Turma: 8C (Orientação: Elisa Alves e Co-orientação: Greice Sedrez).

 

  • O uso da eletrofloculação para descontaminação da água.
    Autora: Bruna Risso – Turma: 8D (Orientação: Elisa Alves).

 

  • Papa-Óleo.
    Autora: Ana Carolina Alsina – Turma: 8B (Orientação: Greice Sedrez).

 

  • Pulseira inteligente que conta histórias para crianças.
    Autoras: Anna Clara Fernandes, Julia Pinho e Gabriela Tavares – Turma: 8B (Orientação: Elisa Alves).

 

  • Produzindo um substituinte biodegradável para a cola de Handebol.
    Autoras: Anike Nyland, Giulia Pulgatti e Luiza Boff – Turma: 8C (Orientação: Greice Sedrez e Co-orientação: Diogo).

 

  • Recolhedor de Lixo nos Oceanos.
    Autor: Miguel Reis – Turma: 8D (Orientação: Greice Sedrez).

 

  • P.R. – Sistema de Publicidade e de Reciclagem (ecodoll).
    Autoras: Isabel Cruzeiro, Isadora Maciel, Lauren Motta, Manoela Sedrez e Sophia Alves – Turma: 8E (Orientação: Elisa Alves).

 

  • Tambor de reuso: uma iniciativa para preservar nosso maior bem natural.
    Autor: Henrique Carlos – Turma: 8C (Orientação: Elisa Alves e Co-orientação: Greice Sedrez).

 

Sobre o Evento

A Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia – MOSTRAROB aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro de 2019. O evento educacional é realizado anualmente pelo Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de estimular a utilização dos conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo a criatividade, a análise crítica e o raciocínio lógico dos estudantes por meio do desenvolvimento de projetos, produzindo nos mesmos o pensamento científico e, por consequência, destacar a importância da realização de pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.