São JoséNo dia 19 de março celebramos o dia de São José. Este também é o dia em que nossa Escola completa 110 anos de atividades em Pelotas. Você sabe por que o Colégio tem o mesmo nome do Santo?

São José é, sem dúvida, uma dos santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades. São José tem, diante de Deus, privilégios únicos.

É descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria. É pai adotivo de Jesus Cristo.

Nos Evangelhos, aparece na infância de Jesus. É possível ver suas citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e 2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas, narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

Devoção 

São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479, com sua festa marcada para ser celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que  ajudaram a divulgar a devoção a São José. Em 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX.

Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. No dia primeiro de maio, acontece uma segunda festa em homenagem a ele, instituída pelo Papa Pio XII. É a festa de “São José Operário” que ressalta a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”. Ele é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros.

Já na arte cristã, é representado tendo um lírio na mão, significando a vitória dos santos. Algumas vezes, aparece também com o menino Jesus nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

Colégio São José

A Escola foi inaugurada no dia da festividade de São José, tendo ele como modelo e exemplo, que assumia o projeto de Deus em cada novo desafio que se apresentava, sendo presença educativa e significativa na vida de Jesus.

Assim como as cinco irmãs que formavam o corpo docente do CSJ em 1910, que assumiram o compromisso da educação de forma integral, baseada nos valores de São José.

Consagração a São José

Ó querido São José, padroeiro da Igreja, protetor das famílias e das irmãs de São José, eu me consagro totalmente a vós.

Consagro minha vida para que a vosso exemplo possa amar e servir o próximo de forma simples, humilde, discreta, terna e misericordiosa como fazias com Jesus e Maria.

A vós consagro meu ser e minha MISSÃO como leigo (as) do pequeno projeto. Em vossas mãos coloco o desejo de viver cada dia a UNIDADE desejada por Jesus e vivida na família de Nazaré. São José, protegei-me. Amém!