DSC_0480 DSC_0690

A Olimpíada das Cores do Colégio São José chegou ao fim! Para encerrar a gincana, os alunos de 2ª série do Ensino Médio organizaram apresentações com o tema “Caminhos para a paz”. O Show de Encerramento, que aconteceu na última sexta-feira (13), no Centro Esportivo da Escola, contou com muita torcida, momentos de homenagem a Escola e um espetáculo de atuação e dança feito pelos alunos.

DSC_0176 DSC_0102

A apresentação do Clube Azul abriu o Show, falando sobre elementos que geram conflito e maneiras de alcançar a paz. Sobre os elementos que causam conflitos, os alunos abordaram sobre questões econômicas, intolerâncias étnicas e religiosas e preconceitos. Na segunda parte da apresentação, tratando sobre as maneiras de se alcançar a paz, os estudantes falaram da importância de valorizar todas as pessoas e de fazer bem ao próximo, podendo ser feito por cada pessoa sozinha ou por meio de organizações não governamentais. A apresentação contou com coreografias, teatro e música ao vivo. Ao final, os alunos fizeram uma apresentação da música Hallelujah, de Leonard Cohen.

DSC_0535 DSC_0819

A segunda apresentação foi do Clube Branco, trazendo uma abordagem diferente sobre a criação do ser humano, as relações interpessoais e a crueldade da sociedade. Ao falar sobre a criação dos seres humanos, os alunos optaram por tratar da pureza que as pessoas têm quando nascem e da geração de relações pacíficas de amizade e amor entre os seres. Continuando tratando de relacionamentos, os alunos abordaram o desequilíbrio social, econômico e político que os seres humanos vivem, e como isso se reflete nas relações – trazendo dados de diversos tipos de violência. Esse desequilíbrio foi representado por um monstro, sendo derrotado ao final com luzes, por meio de coreografia. Ao final da apresentação, professores homenageados pelo Clube e crianças da Escola entraram, simbolizando a conquista da paz.

DSC_0925 DSC_0921

O Clube Amarelo foi o último a se apresentar, trazendo como narradores da história dois personagens: a Vida e o Tempo. Os alunos trataram, a partir de coreografias, da escolha entre bem e mal, da importância de valorizar a família, da tolerância, do poder da união e da fé. Ao final da apresentação, os estudantes realizaram uma homenagem ao Colégio São José, cantando ao vivo a música Os Segundos, de Cidadão Quem.

DSC_2552 DSC_2274

Durante a competição, todas as turmas do CSJ foram divididas nas cores da Escola – amarelo, azul e branco – e os alunos a partir de 4º ano do E.F. participam das modalidades de handebol, basquete, fustal e vôlei, além dos jogos de salão. Neste ano, a novidade é o School Quest, jogo de tabuleiro da Escola que virou um desafio da Olimpíada, direcionado aos alunos de 4º ao 7º ano.

DSC_2583 DSC_2644

Além dos esportes, a Olimpíada das Cores CSJ contou com atividades culturais, como o jogo de perguntas e respostas, “Diga Logo”, e o concurso de curta-metragem “Curta Saber!”. Confira a pontuação geral das cores abaixo.

DSSSSC

Placar geral

1º lugar: Amarelo – 12.200 pontos

2º lugar: Branco – 11.210 pontos

3º lugar: Azul – 10.620 pontos

Show de Encerramento

1º lugar: Amarelo

2º lugar: Azul

3º lugar: Branco

Jogos dos anos iniciais

1º lugar: Branco

2º lugar: Azul

3º lugar: Amarelo

Jogos de 4º ano ao Ensino Médio

1º lugar: Branco

2º lugar: Amarelo

3º lugar: Azul

Atividades culturais

1º lugar: Amarelo

2º lugar: Azul

3º lugar: Branco