DSC_1872 DSC_1884

Buscando entender as contribuições dos imigrantes pomeranos na colonização do Brasil, os alunos de 5º ano participaram, na terça-feira (26), de uma visita guiada em São Lourenço do Sul. Na viagem de estudos, os alunos conheceram pontos históricos do interior do município, como a casa da Família Klasen – que conta com criação de gansos e produção artesanal de linguiças, ambas culturas tipicamente pomeranas –, além da Casa das Schimier, onde os alunos puderam degustar um típico café colonial pomerano.

DSC_1720 DSC_1670

Durante as visitas, os alunos puderam ouvir histórias sobre a cultura dos imigrantes, como o conto da noiva de preto, que descreve como eram feitos os casamentos antigamente. Os estudantes também tiveram momentos de lazer entre uma atividade e outra. Segundo a aluna Sara Melo, a viagem foi muito interessante pela oportunidade de ouvir histórias e conhecer lugares. “Nós pudemos aproveitar cada tempinho que estivemos lá, além conhecer novos amigos, novas histórias e novos lugares”, destaca.

DSC_1934 DSC_1859

De acordo com a professora Ana Cláudia Pereira, as viagens são momentos importantes de integração e troca de conhecimento entre os alunos. “A partir da viagem, eles vivenciam tudo que eles ouvem em sala de aula sobre imigração e colonização, e passam a visualizar a tradição, a cultura e a culinária desses imigrantes, e eu considero isso muito importante”, ressalta.