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As turmas de 8º ano, a partir de 2019, estão aprendendo física e química a partir da metodologia “Ensino através de projetos”, que desenvolve paralelamente o conteúdo previsto para as disciplinas com a iniciação à pesquisa científica. A metodologia busca despertar os alunos desde cedo para o olhar científico, com a realização de projetos de pesquisa e práticas no laboratório da Escola.

A nova perspectiva de ensino está sendo trabalhada pelas professoras Elisa Alves, de Física, e Greice Sedrez, de Química, sob orientação da supervisora escolar, Inti Sturbelle. Cada professora aborda o conteúdo de acordo com a sua disciplina. Segundo Inti, o objetivo é apresentar aos alunos a linguagem científica, buscando desenvolver o interesse pela pesquisa. “A ideia é que dentro das disciplinas de química e física, eles busquem pesquisar sobre os assuntos que eles mais gostam e mais se aproximam – como esportes, eletrônicos, relacionando com a disciplina. A partir dos conceitos aprendidos, eles desenvolvem os projetos e aplicam o conhecimento de forma prática”, destaca.

DSC_0132De acordo com a professora Elisa, essa metodologia traz diversos benefícios para a aprendizagem dos alunos, além da ampliação de conhecimentos. “A introdução da pesquisa científica no 8°ano é um diferencial que o nosso aluno vai ter. No futuro, quando ele enfrentar os desafios do mundo do trabalho, estará melhor preparado. Também queremos formar alunos críticos e reflexivos, preocupados com as políticas públicas e o bem-estar social, e a pesquisa científica pode promover a disseminação de um saber desconhecido ou até mesmo salvar uma vida”, ressalta.

DSC_0222A professora Greice afirma que, na disciplina de Química, a atividade é baseada na construção de projetos educacionais e outras propostas que enriquecem o acervo pessoal dos estudantes com novas experiências, conhecimentos e habilidades. “Já no primeiro trimestre, os alunos utilizaram tecnologia, construíram mapas mentais e cadernos de campo, planejaram os principais passos da metodologia científica e aprenderam a construir um trabalho. Essas ferramentas auxiliam os estudantes a produzir projetos que, posteriormente, poderão ser enviados para feiras científicas. Em 2018 tivemos uma estudante que, através da participação em uma feira de ciências, recebeu o prêmio de aluna destaque, conquistando uma bolsa de iniciação científica. É muito bom ver o quanto essas conquistas incentivam os alunos e todos a sua volta”, revela.

WhatsApp Image 2018-09-01 at 16.26.29Jovens cientistas

Desde 2017, o CSJ conta com o projeto “Jovens Cientistas”, que incentiva a prática e a produção de pesquisas dentro da Escola. No ano passado, os projetos dos estudantes foram aceitos em sete feiras – nacionais e internacionais – e receberam oito prêmios, entre eles, os três primeiros lugares na Mostrarob e o prêmio da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (ABRIC) de Destaque em Iniciação Científica.