DSC_0967 DSC_0980

Os estudantes de 9º ano aprenderam a diferenciar massa e peso a partir de uma aula prática no laboratório de ciências, com a utilização da balança e do dinamômetro. O objetivo da aula, ministrada pela professora Marisa Bonat, foi desfazer a confusão entre as duas grandezas – enquanto o peso varia de acordo com a força da gravidade exercida sobre o corpo, a massa é uma grandeza invariável, que demonstra a quantidade de matéria presente em um corpo.

DSC_0997 DSC_1006

Para diferenciar esses conceitos, os estudantes utilizaram a balança e o dinamômetro para determinar massa em kg e peso em N – de acordo com o Sistema Internacional de Unidades – de diferentes corpos, e estabeleceram a relação conforme a 2ª Lei de Newton.

Segundo a professora Marisa, a partir da aula prática, os alunos puderam desfazer esses erros cotidianos em relação às grandezas. “Eles perceberam que, na realidade, a massa é a medida da inércia de um corpo – quanto maior a massa, maior será a dificuldade de produzir uma variação na sua quantidade de movimento. Também puderam comprovar que o peso é uma força de atração gravitacional exercida pelo centro da Terra sobre os corpos que estão sobre a sua superfície ou próximos a ela”, destacou.