As turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio São José estudaram no primeiro semestre sobre as ondas sonoras, e a frequência de notas musicais guiou o trabalho. 

O objetivo da atividade era perceber que frequências mais baixas produzem sons mais graves e frequências mais altas produzem sons mais agudos. “Além disso, também foi trabalhado a ordem de grandeza das frequências musicais: A (440Hz), B (494Hz), C (523Hz), etc”, relata a professora professora Elisa Alves, que ministrou a atividade. 

Sendo assim, os alunos puderam programar uma melodia da sua escolha, utilizando uma linguagem de computação da robótica, chamada de makecode. Essa linguagem é utilizada para programar um computador de placa única chamado de Micro Bit, BBC Micro Bit, ou simplesmente, micro:bit. 

Design sem nome (4)

“Uma das principais propriedades dessas ondas é a sua frequência. De modo simples, o conceito dessa grandeza física é dado pelo número de oscilações, voltas, ciclos ou repetições da onda em um determinado intervalo de tempo”, comenta a professora Elisa. 

Na acústica, parte da Física que estuda mais especificamente o som e consequentemente as ondas sonoras, é importante perceber as características, fenômenos e qualidades fisiológicas presentes nesse tipo de onda mecânica. 

A atividade fez com que os alunos pudessem interagir com as frequências de uma melodia, fazendo com que o conteúdo se tornasse mais atrativo.

No ano passado, alguns alunos envolvidos nas pesquisas científicas utilizaram a placa física e desenvolveram projetos. 

Se você gostou da atividade e quer criar também a sua melodia, pode acessar o site: https://microbit.org/