Durante a aula da professora Rosane Schuch, em química, os alunos do 9º ano participaram de práticas sobre as mudanças de estados físicos no Laboratório de Ciências.

1 2[

No primeiro experimento, a professora usou parafina e provocou mudanças de estado: de sólido para líquido, de líquido para sólido e de líquido para gasoso. Ela aqueceu lascas de parafina, que é sólido, até a mudança para o seu estado líquido. Depois deixou o líquido esfriar até que voltar a ser sólido. Posteriormente aqueceu a parafina sólida até que a sua mudança para o estado líquido e, em seguida, gasoso. A ideia deste exercício foi mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado.

3 4

No segundo experimento, o objetivo era estudar a viscosidade de um líquido. Com a ajuda dos alunos, a professora encheu uma seringa (sem êmbolo) com água e outra com óleo de soja.   Utilizando um cronometro, observou-se o tempo que os líquidos demoraram a escoar, ao destampar o bico das seringas simultaneamente.  Nessa atividade foi possível perceber que o óleo demora mais tempo do que a água para escoar, ou seja, o óleo apresenta maior viscosidade do que a água.

Os dois exercícios são sugestão do livro do Sistema de Ensino FTD adotado em 2017. Ao longo do ano, os alunos retornarão ao laboratório para mais aulas práticas dos conteúdos de química.