WhatsApp Image 2018-08-21 at 16.49.52 (1) O jovem cientista Pedro Doleske recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (ABRIC) de Destaque em Iniciação Científica na Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic). Além de ser o único a receber o título, o estudante também ficou em 2º lugar geral da categoria “Anos finais do Ensino Fundamental”, com o projeto “Esponja antipoluição – absorvendo o ruim da água”. Como prêmio, o aluno recebeu credencial para uma mostra científica no Paraguai.

Pedro já recebeu premiação na Expoceti, em Pernambuco, em junho deste ano. Além disso, teve o projeto aceito na 11ª Muestra Científica Latinoamericana, que acontece em setembro, no Peru. Segundo ele, a experiência da Femic foi diferente de outras feiras. “Pude ensinar sobre meu projeto para crianças de colégios da região e tive, também, como conhecer mais projetos de diferentes áreas e aprender mais um pouco com eles”, destaca.

Sobre os prêmios, Pedro conta que foi um momento de grande felicidade: recebeu o 2º lugar entre 90 projetos e o prêmio WhatsApp Image 2018-08-21 at 16.49.52destaque da ABRIC, segundo ele, o mais importante que um trabalho de iniciação científica pode receber no Brasil. “Isso mostra que projeto está evoluindo, não somente no meio científico e tecnológico, mas também no meio social, pois está ensinando as pessoas a conviver melhor com o meio-ambiente”, ressalta.

Além dele, também participou da Femic a aluna Estela Zimmer Cardoso, com o projeto “Membrana flexível de PVAC reforçada com nanofibrilas de celulose”. Estela recebeu certificado de aprovação em seu projeto.