DaviUm estudante do Colégio São José está entre os 20 jovens brasileiros selecionados para o Decola Beta, um desafio de iniciação científica. O aluno do 9º ano Davi Gonçalves Sousa, sob a orientação da professora de química Greice Sedrez, vai participar do desafio desenvolvido pelo Cientista Beta, com um projeto que visa a diminuição dos casos de câncer, utilizando o conhecimento da nanotecnologia.

Durante seis meses, o jovem cientista vai desenvolver sua pesquisa, com auxílio de um mentor designado pelo programa, seguindo todos os desafios propostos. As mentorias acontecerão à distância e online, e o mentor ainda não foi decidido.

O jovem pesquisador, a partir do incentivo do CSJ, já participou de três feiras científicas no ano passado junto com seus colegas de sala de aula, e está buscando aprender cada vez mais. Davi conta que o interesse em participar do Decola Beta surgiu da motivação da professora Greice, e, ao ver a oportunidade de realizar a pesquisa com ajuda de mentores – que, segundo ele, vai ser muito útil na produção desse projeto – a vontade de se inscrever ficou ainda maior.

Já a ideia de usar a nanotecnologia veio a partir de um filme. “No filme, eles criaram uma arma capaz de destruir tudo, usando a nanotecnologia. Então pesquisei e busquei saber se era possível usar essa tecnologia para o bem”. Ele descobriu que a nanotecnologia estava permitindo muitos avanços na medicina e resolveu correr atrás e auxiliar nessa pesquisa. “Quero utilizar a tecnologia para ajudar a comunidade”, destaca.

Segundo a orientadora, a pesquisa dá a oportunidade de ter o ensino feito na prática, além de incentivar a solução de problemas. “Nesse projeto, é possível ver a cara do Davi, sempre querendo descobrir coisas novas”, conta.

Saiba mais

O Programa de Iniciação Científica Decola Beta é voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e de todos os anos do ensino médio. Tem como objetivo incentivar os alunos a produzirem pesquisas, facilitando os estudantes que tem ideias a tirarem do papel e colocarem em prática. O programa conecta jovens cientistas com mentores que têm experiência em pesquisa em áreas semelhantes a de interesse do mentorado. Além do mentor, o jovem que participa do programa terá acesso a um material exclusivo com conteúdos essenciais para todo jovem pesquisador.