DSC_1334 DSC_11362

Os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental do CSJ estão realizando estudos interdisciplinares com a temática da Copa do Mundo 2018. A partir de um livro de atividades elaborado pela Escola, eles vão aprender, durante o período da Copa, assuntos relacionados às disciplinas de história, geografia, inglês, arte e ciências.

O trabalho de geografia e inglês será feito a partir das bandeiras das delegações que participam da Copa deste ano. Além de escrever os nomes dos países em inglês, os alunos terão que identificar o continente, a capital e o idioma de cada delegação. Para a disciplina de história, os alunos terão que pesquisar sobre como foi criada a competição, utilizando fontes e dados históricos para embasar um texto. A atividade de arte será criar uma Matrioska, as bonecas típicas russas que se aninham umas dentro das outras. Já para ciências, os estudantes terão que pesquisar sobre o Zabivaka, lobo típico da região da Sibéria que é o mascote da Copa do Mundo deste ano.

DSC_1115 DSC_1129

Além das atividades das disciplinas, os alunos também poderão acompanhar as data e os horários dos jogos a partir da tabela disponibilizada ao final do livro, podendo preencher com o vencedor de cada partida. Ao final da Copa, os estudantes farão um trabalho sobre o campeão, contando sobre a sua história, sua cultura e seus dados geográficos.

De acordo com Diego Noda, professor de Geografia que participou da elaboração do projeto, a proposta surgiu por observar que os alunos das turmas de 4º ano gostavam muito do álbum de figurinhas da Copa. “Surge então a ideia de construir uma produção criativa e com o objetivo pedagógico de trabalhar os conhecimentos de forma lúdica e prazerosa”, ressalta. Segundo ele, o livreto de atividades sobre a Copa é um processo de troca de saberes que está em sintonia com os acontecimentos da atualidade.