DSC_0147DSC_0248

Os estudantes de 4º a 9º ano do Ensino Fundamental receberam o caderno “Jeito de Ser São José”, um objeto que vai acompanha-los durante todo o ano letivo. A cada mês, o professor trabalhará uma proposta baseada na temática do ano – por exemplo, no mês de janeiro, o tema foi “ser de paz” –, e os alunos deverão escrever uma história pessoal acerca do valor refletido em sala de aula com seus colegas. O presente faz parte de uma ação de volta às aulas, proposta pelo Setor de Orientação Educacional, em parceria com o Serviço de Orientação Religiosa e o Setor de Supervisão Escolar.

DSC_0176DSC_0068

A cada mês, os alunos irão ler um pouco sobre o tema proposto e contar a própria história, escrevendo situações onde ele mostrou o seu jeito de ser. Os professores irão recolher os livros de cada um ao longo do mês e redistribuí-los de forma aleatória para o resto da turma. A tarefa de cada aluno é ler o que o colega escreveu e, na sequência, deixar uma mensagem para o dono do caderno.

DSC_0066DSC_0159

A caderneta mostra atitudes e inspirações para o tema de cada mês, como pessoas, filmes, livros, músicas, passagens bíblicas, etc. Em fevereiro, por exemplo, o tema é: jeito de ser feliz. Para trazer inspiração, o caderno cita Eclesisates 3:12, o filme Divertida Mente e a música “Don’t Stop Me Now”, da banda Queen.

Saiba mais

A cada ano, os alunos recebem um presente de volta às aulas que os incentiva a pensar na temática trabalhada pela Escola. Em 2018, os estudantes puderam jogar o School Quest, uma aventura escolar no CSJ em formato de jogo de tabuleiro. Em 2016 e 2017, os alunos receberam o Passaporte Escolar.