Tema de diversas discussões e atividades em sala de aula, as “diferenças” foram mais uma vez trabalhadas com os pequenos, e dessa vez, de forma ainda mais lúdica, criativa e virtual. 

As turmas de Educação Infantil do Pré 1 do Colégio São José, desenvolveram durante a semana atividades sobre as diferenças. As professoras utilizaram a história “tudo bem ser diferente” para nortear o projeto.

As crianças analisaram suas fotos para acrescentarem características diferentes das suas. Teve cabelo colorido, óculos diferente, orelhas de coelho e até nariz de elefante! “Eles soltaram a imaginação porque exploramos que o respeito é fundamental para conviver com quaisquer características”, comenta a professora Susana Machado.

Além disso, as professoras também propuseram uma Liga de Super Heróis do Bem. Fazendo referência àqueles que são capazes de lutar, apenas com o carinho, pelo respeito às diferenças. Algumas delas até se fantasiaram de super heroínas para gravar as aulas. 

Os alunos tinham que usar materiais recicláveis para criar um super herói para esta liga diferente. Os pequenos também pensaram em qual poder cada um teria. 

O objetivo desta atividade era chamar os alunos para a necessidade de, além do respeito às diferenças, também ter uma reação negativa à prática do preconceito.

WhatsApp Image 2020-04-20 at 16.33.59WhatsApp Image 2020-04-20 at 16.34.00 (1)

“Foi um amor de projeto. Eles sempre gostam de serem chamados para participar de iniciativas positivas. As crianças percebem a possibilidade de se tornarem ativos e reconhecidos na proposta de uma sociedade mais solidária e fraterna”, afirma a prof. Susana. 

“Mesmo de casa, estamos tentando possibilitar algumas experiências mais próximas do que aconteceria em sala de aula. Apesar de estarem isolados, trabalhar atividades assim vão além de conteúdos. Elas incentivam na construção de valores tão necessários em momentos como este que vivemos”, complementa a professora Katheline Berbicz.

print materia diferenças 2 cortadoprint materia diferenças cortado