O último sábado letivo foi de aula integrada na Escola. Os alunos das séries do Ensino Médio tiveram aulas interdisciplinares, com professores de mais de uma matéria para explicar os diversos lados de um mesmo conteúdo. As turmas de 1ª e 3ª séries aprenderam sobre a origem da vida e do universo, com visões geográficas, biológicas e químicas. Já os alunos da 2ª série debateram sobre a ditadura militar, a partir do viés dos professores de Literatura e História.

WhatsApp Image 2018-04-16 at 14.10.23 WhatsApp Image 2018-04-16 at 14.10.18

A aula sobre a origem da vida e do universo trouxe questões como a formação geográfica do universo, além das teorias biológicas sobre a origem das vidas e todas as questões químicas que envolvem esses fenômenos. A turma de 3ª série participou da aula para uma revisão pré-Enem, já que este é um conteúdo da 1ª série do EM. A matéria foi trazida pelos professores Cleber Damasceno, José Augusto dos Santos e Rodrigo Azevedo.

Já na aula sobre a ditadura militar, os alunos aprenderam sobre esse momento da história a partir do romance A Hora da Luta, de Álvaro Cardoso Gomes, com uma abordagem do contexto histórico do livro. Além da ditadura militar no Brasil, os professores também falaram sobre as ditaduras de outros lugares da América, relacionaram o assunto com questões da atualidade e mostraram a importância do protagonismo dos jovens na história. A aula foi ministrada pelos professores Airton Munhoz e Liliane Souza.

Saiba mais

As aulas integradas acontecem desde 2017 nos sábados letivos do CSJ. Segundo a supervisora escolar, Inti Sturbelle, o objetivo é aprofundar os conhecimentos, ir além da leitura superficial dos assuntos e aproximar diferentes áreas. “Os alunos ficam muito interessados, e mostram o resultado positivo das aulas quando utilizam os conteúdos nas provas e trabalhos das disciplinas”, destaca. Assuntos como leitura de imagens e a representação da mulher na história também foram temas das aulas integradas.