DSC_0973DSC_0979DSC_0992DSC_0997

O Colégio São José completou 109 anos de história na terça-feira (19), data em que também se comemora o dia do santo padroeiro da instituição. Para celebrar o aniversário, a comunidade escolar participa de atividades que se estendem até o final do mês.

DSC_1024DSC_1082DSC_1104DSC_1177

No sábado (16), às 10h30min, aconteceu a celebração em ação de graças ao aniversário da Escola, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A missa foi celebrada pelo padre Luiz Boari, e contou com a participação de alunos em diversos momentos de oração. No dia do aniversário, o CSJ comemorou com um momento ao final de cada turno, em que foi cantado parabéns, tocado o hino da Escola e foi realizada uma dinâmica de troca de abraços, envolvendo toda comunidade escolar.

DSC_0056DSC_0066DSC_0044DSC_0051

Durante toda semana, os estudantes participaram de atividades em sala de aula, relembrando a história da instituição, refletindo sobre o atual momento do CSJ e pensando em ações futuras. Na Educação Infantil, os alunos criaram uma exposição sobre o padroeiro e o “Jeito de Ser São José”, além de participarem de uma atividade alusiva ao aniversário no sítio da Escola. No Ensino Fundamental, os estudantes realizaram um perfil de São José, a partir de um quebra-cabeça. Além disso, os alunos produziram as lembranças da missa e aprenderam sobre a história da congregação e do santo padroeiro. No Ensino Médio, os estudantes aprenderam sobre a história do CSJ e produziram um curta sobre a congregação das Irmãs de São José em língua espanhola. As turmas participaram de momentos de oração e reflexão na capela.

DSC_0005 DSC_0024

Campanha Gesto de Amor

O aniversário do CSJ marca, também, o começo da campanha Gesto de Amor, que acontece até o final de março e visa à arrecadação de alimentos para comunidades carentes da cidade de Pelotas. As doações podem ser entregues na escola de 18 a 22, em plantões nos horários de entrada dos dois turnos (das 7h15 às 7h30min, pela manhã e das 13h15 às 13h30min, pela tarde) pela Portaria 3 (rua Gonçalves Chaves). Outra forma de doar para a campanha é abastecendo no Posto São José – a cada abastecimento, R$1,00 é doado para Gesto de Amor.

História

O Colégio São José foi fundado em 1910, através dos pedidos das famílias pelotense de uma escola para elevar o nível educacional das meninas. Com o decorrer do tempo, o educandário cresceu, incluiu a educação de meninos, foi ampliado e reestruturado nos seus espaços físicos, acompanhou as inovações tecnológicas e passou a contar com o auxílio de leigos, mantendo sempre os propósitos e o carisma das Irmãs de São José.