Os alunos do Colégio São José estão participando do Papo de Responsa, um diálogo descontraído sobre prevenção à violência, abordando temas como o bullying, uso de drogas e crimes da internet. A atividade, desenvolvida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, foi conduzida pela inspetora Sandra Vidal de Souza.

DSC_0814DSC_0697DSC_0800DSC_0711

Durante a última semana, o projeto foi realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e, após o Enem, o bate-papo ocorrerá com as turmas de Ensino Médio. A ação faz parte de uma programação de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, relacionados à Semana de Combate ao Bullying (LEI Nº 13.185/2015) – que aborda os direitos das crianças e dos adolescentes  tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente (Campanha da Fraternidade/2018).

DSC_0694simm

O Programa Papo de Responsa já existe há 15 anos, mas no Rio Grande do Sul iniciou em 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas. A atividade consiste em oportunizar aos estudantes momentos de diálogos, esclarecimentos de dúvidas e orientações para suas escolhas de vida.