A temática de 2019 no CSJ é “Jeito de ser São José”. A partir dessa proposta, buscamos mostrar a nossa forma de ser – tanto da Escola, quanto dos alunos. Esse jeito de ser que é acolhedor, amigo, de fé, estudioso e amoroso. Esse será o tema que conduzirá as práticas pedagógicas que serão desenvolvidas durante o ano.

O nosso jeito de Jeito de ser São José - Arteser se espelha na pessoa de São José: um homem corajoso, dedicado, cuidadoso, carinhoso e de fé, que foi muito importante na vida de Jesus Cristo. Esse jeito de ser também remete à história da congregação das Irmãs de São José: mulheres que, em um momento de guerras, miséria e fome, foram corajosas para assumir o compromisso de auxiliar e cuidar de quem precisa – e seguem nessa missão até os dias de hoje.

O jeito de ser São José traz, também, um pouco do jeito de cada família que passou por aqui durante os 109 anos da nossa instituição. As histórias dessas famílias transformam a nossa a cada dia, realizando uma troca e uma construção contínua. O nosso jeito de ser é acolhedor, buscando se espelhar em Jesus – vamos ao encontro das pessoas, buscando sempre a acolhida.

O jeito de ser do São José é o de uma escola que busca o equilíbrio e o melhor de cada método, que incorpora as novas tendências as suas práticas, com flexibilidade e inovação, que prepara para a vida dando um sentido ao que se aprende, praticando ética e cidadania, desenvolvendo um senso crítico, personalizando o processo ao respeitar os ritmos do educando e o jeito de aprender de cada um.

Nosso jeito de ser é um jeito único, que sabe o valor e a importância do sentido da vida, pois carrega consigo um grande legado que propõe unidade e comunhão com a missão evangelizadora do amor e da justiça.