DSC_0175DSC_0087DSC_0052DSC_0048


O sábado, dia 28, foi marcado pela comemoração da tradição do Rio Grande do Sul na Mostra Gaúcha do CSJ. O evento contou com diversas atividades tradicionalistas como mateada, desfiles e apresentações de músicas e danças realizadas pelos alunos e por instituições convidadas. Na Mostra ocorreu a exposição de trabalhos dos estudantes que utilizaram diversas técnicas, desenvolvendo pesquisas à respeito das tradições gaúchas envolvendo suas características entre elas vestimenta, culinária, personalidades entre outras.

DSC_0776DSC_0844  DSC_0592DSC_0429

O evento foi aberto ao som da Banda da Brigada Militar, que executou versões instrumentais das músicas tradicionalistas, em seguida a coordenação saudou aos que estavam presentes e convidou a Bibiana de Mattos cantando Ave Maria Gaúcha. Após a abertura oficial a tarde foi recheada com as diversas apresentações. Entre elas a apresentação de música com Conrado de Avila (Cantor), a apresentação instrumental de Nicolas Iacks (Gaiteiro) e também o coral dos alunos do 4°ano organizado pelo Professor Diego. Ainda houve outras apresentações temáticas de demais alunos e também convidados deste ano como o CTG Tropeiros do Sul, o CTG Carreteiros do Sul, o CTG União Gaúcha e o Centro de Tradições Os Farrapos. O evento contou ainda com um almoço para pais e alunos com comida típica da região sul.

Tendo por principal objetivo a valorização da tradição Farroupilha a temática das apresentações foram realizadas em torno da cultura, dos costumes e da história do território sul-rio-grandense.