Divulgação UCPEL

Divulgação UCPEL

Orientação de Habilidades Profissionais

A escolha profissional é uma decisão de natureza complexa, tanto para jovens como para adultos. O Colégio São José firmou parceria com a Universidade Católica de Pelotas para execução do projeto Habilidade Profissionais, desenvolvido pelo curso de Psicologia. A proposta tem o objetivo de compreender as dificuldades, as ansiedades e os conflitos que envolvem essa tomada de decisão, além de fornecer aos participantes do projeto informações a respeito da construção de carreiras.

Serão 10 encontros semanais para alunos da 3ª série do Ensino Médio, sempre nas quartas-feiras, das 14h20min às 15h.  No primeiro encontro, ocorrido no dia 3 de maio, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Psicologia aplicaram testes aos estudantes CSJ. A aplicadora dos testes, Joseane Kroth, comenta que a atividade proporciona aos estudantes a desmistificação entre áreas e disciplinas, e faz com que eles tenham momentos de reflexão. “O teste é importante para que os adolescentes comecem a perceber suas aptidões e a pensarem no que realmente gostariam de exercer”, explica.

O aluno Augusto Brod, de 16 anos, contou ao site da UCPEL que a primeira atividade foi esclarecedora para entender e conhecer o método usado pelo projeto. Na avaliação dele, o encontro foi positivo devido à dinâmica dos testes já aplicados. “Estou em dúvida sobre qual curso seguir na área da Saúde, então resolvi participar dos testes porque acredito que possa ajudar a definir meu futuro”, comenta.