1 324

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ano letivo para os profissionais do Colégio São José já iniciou com realização do Encontro Pedagógico 2017. O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de fevereiro, teve o objetivo de realizar encaminhamento pedagógico, planejamento do ano letivo, treinamentos e reflexões acerca da prática pedagógica nas salas de aula.

Para marcar a volta das atividades, os professores e funcionários da instituição participaram de uma Celebração Eucarística. Um momento emocionante voltado para os votos de um ano de trabalho e muitas conquistas, não se esquecendo dos valores que nos ajudam a construir uma sociedade melhor. Logo após, o espaço Atmosfera São José foi palco de um grande momento de confraternização com um saboroso café da manhã. Repleto de pães, frutas e sucos – os colaboradores da Escola puderam descontrair e trocar as experiências adquiridas durante as férias de verão.

O Encontro Pedagógico contou com a presença de especialistas convidados a contribuir com diversas temáticas. O Músico, compositor e Mestre em Educação, Gustavo Balbinot, realizou a palestra “Professor, tu ajudas a mudar o mundo todos os dias!”. Os professores de 6º EF a 1ª EM participaram de capacitação do Sistema de Ensino FTD, liderada pela equipe da editora. Na ocasião, Paulo S. Lima Junior, assessor da FTD, palestrou sobre identidade e missão dos professores de escola confessional.

A Campanha da Fraternidade 2017 também foi assunto nesta semana. O Serviço de Orientação Religiosa da Escola comandou este momento de reflexão abordando tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

As psicólogas, Marlise Flório e Rauqel Lhullier marcaram presença com suas palestras “A autoridade do professor e a mediação entre a autonomia (protagonismo juvenil) e o limite (respeito) na escola” e “Bullying – O que é? E como desenvolver um trabalho preventivo na escola?”.  A professora Rejane Santos, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas promoveu um bate-papo com o tema “Cultura Afro-Brasileira e Indígena – Construindo saberes através das áreas do conhecimento”.

Os professores ainda participaram de diversos cursos rápidos como Oficina de Língua Portuguesa, focada em Produção Textual; Oficina de Matemática, dando o enfoque a problemas; Formação continuada, orientada pelo Serviço de Psicologia Escolar, sob o tema “Atendimento ao aluno especial e com dificuldades de aprendizagem / Limites e possibilidades no espaço escolar”; Treinamento para uso das Lousas Digitais, com a presença da assessora Márcia Matos, do Portal Educacional.