As turmas de Educação Infantil do Pré 1 e as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São José, no projeto de literatura, trabalharam com o livro “O Monstro das Cores”, que aborda de maneira lúdica as emoções e também as cores. 

Na história, o monstro tem suas emoções misturadas e, com a ajuda de uma amiga, resolve separar as emoções colocando-as em “potinhos”. No pote amarelo ele coloca a alegria, e no vermelho, a raiva – por exemplo. O exercício serve para aprender a lidar com uma emoção de cada vez. Além disso, também trabalha cores primárias e secundárias. 

Para os pequenos do Pré 1, o desafio da vez foi identificarem o seu maior medo e colocá-lo dentro de um pote. Eles poderiam representar o seu medo através de um desenho ou de um objeto. Após, os alunos dialogaram com suas famílias para aprender a enfrentar juntos esse medo. 

“O livro aborda diversas emoções, mas neste momento, em especial, resolvemos trabalhar apenas o medo. Com a atual situação, muitas pessoas estão inseguras, é tudo muito incerto e os pequenos percebem o medo que as famílias têm, pela saúde e segurança… A ideia é que eles conversem com seus pais sobre seus medos e o da família também”, comenta a professora Susana Machado. 

emocoes

Para o 3º  ano, a atividade teve como objetivo despertar nos alunos a consciência sobre os seus próprios sentimentos, como se manifestam e como fazem sentir e pensar. 

As professoras  realizaram atividades artísticas como a confecção dos “potinhos” para separar emoções, reflexões e leituras de imagens sobre sentimentos. Além disso, trabalharam a produção de uma História em Quadrinhos, onde puderam colocar algumas emoções em seus personagens.

Sem título

O trabalho faz parte do projeto Família para dentro, lançado essa semana pela Escola.