Com o objetivo de aprender sobre empreendedorismo, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental criaram mini empresas no Colégio são José. O projeto, que faz parte da metodologia OPEE Educação, tem o objetivo de conectar o estudante com o mercado de trabalho a através de experiências, concretas aliando a teoria com a prática.

Durante a elaboração da atividade, os alunos dividiram as responsabilidades de cada setor de um empreendimento conforme suas habilidades envolvendo comunicação, financeiro, produção e vendas. Com auxílio dos professores, os estudantes realizaram a criação logotipo e redes sociais na disciplina de artes, redação dos cartazes e roteiro das propagandas em língua portuguesa, pesquisas de preços nas aulas de matemática, a linha de produção em geografia e formas de embalagens biodegradáveis em ciências.

DSC_0799DSC_0848  DSC_0747DSC_0821

Na segunda fase do trabalho, os adolescentes prepararam seus produtos como brownies, alfajores, palhas italianas, coockies, brigadeiros e beijinho, confeccionaram suas embalagens e motivaram seu público através da internet. Ao longo da semana as mini empresas venderam seus doces para pais, alunos, professores e funcionários. O destino dos lucros de cada grupo será decidido pelos estudantes, orientados pela professora de Ensino Religioso para que possam compreender aspectos conscientes de consumo e saibam futuramente realizar boas decisões em seus projetos de vida.

DSC_0800DSC_0825DSC_0829DSC_0737

 

Segundo a Supervisora Escolar Inti Sturbelle, o Projeto de Empreendedorismo leva os alunos ao desenvolvimento de áreas como autoconhecimento, sociabilidade, inteligência emocional, sucesso pessoal e profissional. “O método de ensino sensibiliza os alunos a se tornarem agentes transformadores, fazendo com que eles entendam o caminho para a realização de suas conquistas”, comenta.