As turmas da 2ª série do Ensino Médio do Colégio São José realizaram um trabalho sobre Gerações e Etapas da Vida. Através da disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Cristina Maubrigades, os alunos abordaram temas que marcaram épocas passadas até os dias de hoje, ao longo das gerações. Para abordar esses temas, eles realizaram entrevistas com seus pais, tios ou avós, para obterem as informações. 

A professora Cristina relata que “Os alunos estudaram o conceito de gerações e etapas de vida e suas correlações históricas, sociais e biológicas. Foi possível que eles relacionassem coisas do próprio cotidiano e assuntos do seu interesse com o tema da aula”.

Dentre alguns dos temas escolhidos para apresentação dos trabalhos, estavam: moda, filme, música, futebol, relações sociais, namoro, escola, hobbies, brincadeiras, entre outros aspectos que foram abordados a partir da visão dos alunos. Foi possível também relacionar características da geração X e diferenciá-la, em alguns aspectos, da geração Y.

Design sem nome (9)Design sem nome (7)

 De forma criativa, alguns trabalhos apresentados tiveram os próprios alunos como “personagens” do vídeo, ilustrando a narrativa sobre as transformações e as mudanças ao longo das últimas décadas. 

“Tivemos participação nota mil dos alunos. Ficaram super envolvidos com a proposta, e os trabalhos foram riquíssimos”, comenta a professora Cristina Maubrigades.