DSC_0232 DSC_0287

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou no CSJ. Na sexta-feira e no sábado (27 e 28) os alunos das turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola participaram de um simulado nos moldes do exame que muitos realizarão neste ano. O simulado tem o objetivo de familiarizar o aluno com a linguagem das questões e auxilia-los a aprender a administrar os desafios impostos pelo tempo de duração e o cansaço natural decorrente do Enem, buscando trazer mais calma e segurança para o exame oficial.

Para as turmas de 1ª série, a prova começou às 8h e terminou às 11h30min nos dois dias. No primeiro dia, os alunos responderam 44 questões de múltipla escolha nos temas Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova foi composta de 45 questões de múltipla escolha, nas temáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para os alunos de 2ª e 3ª série do EM, a prova do primeiro dia começou às 7h40min e terminou às 12h e no segundo dia começou às 8h e finalizou às 11h30min. Nos dois dias, as provas foram compostas por 60 questões de múltipla escolha. No primeiro, as áreas do conhecimento foram Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo, os temas foram Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Cada aluno fez a opção por apenas uma Língua Estrangeira no primeiro dia, assinalando na grade de respostas. Foi permitido, apenas, o uso de caneta esferográfica preta de corpo transparente (foi proibido o porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e calculadoras).

A prova vale quatro pontos em cada disciplina no trimestre e não há segunda chamada ou recuperação. O simulado de 1ª e 2ª série é produzido pela editora FTD, e o aluno deve acessar a plataforma www.simuladosftd.com.br para acessar seu diagnóstico e seu plano ação para direcionar os estudos e melhorar seu desempenho. No site o estudante também pode encontrar o “espelho” do seu cartão resposta e da sua redação. Para os alunos de 3ª série, o gabarito pode ser consultado a partir de quarta-feira (02).