DSC_0136 DSC_0170

A estudante da 1ª série do Ensino Médio do CSJ, Vitória Orso, apresentou para alunos de 7º ano o seu projeto de pesquisa “Tecnologia, bullying e juventude: você já ajudou alguém hoje?”. A apresentação fez parte do projeto “Vivenciando valores na Escola”, das disciplinas de Ensino Religioso e Língua Portuguesa. O trabalho da aluna trata do assunto da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a fraternidade e a superação da violência. O projeto contou com auxílio do Serviço de Orientação Religiosa do CSJ.

A aluna conta que foi uma experiência muito boa poder apresentar a sua pesquisa dentro da Escola. “Foi uma experiência incrível, simplesmente por ter a oportunidade de entrar em contato com jovens da minha faixa etária, entender um pouco sobre o que eles pensam do assunto e tentar passar um pouquinho dos meus estudos sobre o projeto”, conta.

DSC_0162 DSC_0140

Vitória já apresentou sua pesquisa em diversas feiras e mostras científicas neste ano, inclusive recebendo o prêmio de 2º lugar na Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação, em Pernambuco. Mesmo com a apresentação em diversos lugares, ela conta que é muito diferente de falar para colegas. “Nas feiras nós passamos por avaliadores fazendo com que eu fale de maneira mais formal, buscando usar palavras mais técnicas. Já com as turmas, eu falo com eles como se fosse um conselho de amiga, apresentando situações que sei que eles passam e sempre me colocando à disposição para ajudá-lo caso passem por situações como esse tipo de violência”, comenta.

A estudante conta que quer continuar trabalhando com esse assunto, buscando auxiliar as pessoas que sofrem com o bullying e prevenir que outros casos aconteçam. “Claro que não vou conseguir mudar o mundo, mas talvez com um pouquinho do que eu passar a diante e cada um fazendo a sua a sua parte, esses dados enormes de vítimas do bullying, possam começar a diminuir cada dia”, finaliza.

Além de conhecer o trabalho da aluna, o projeto também trouxe o assunto bullying a partir da perspectiva da lei, com um bate-papo com a advogada Melanie Lopes. Os estudantes também criaram cartazes baseado no assunto, pedindo respeito, que participarão de uma votação na página do Facebook da Escola.