DSC_0193 DSC_0315

As turmas do 4º ano participaram de uma aula especial sobre Educação Financeira. O trabalho foi realizado por Raquel Machado dos Santos, assessora dos Programas de Relacionamento do Sicredi Zona Sul.

Durante a atividade Raquel usou fotos, gráficos e vídeos para explicar como a vida financeira impacta diretamente na nossa qualidade de vida e as diversas formas de administrar o dinheiro. Os estudantes interagiram o tempo todo, fazendo perguntas e respondendo os questionamentos da professora.

DSC_0248 DSC_0275

Ao final, todos receberam um kit de gibis da Turma da Mônica, feito especialmente para o projeto do Sicredi, visando estimular a aprendizagem sobre educação financeira com histórias que trazem dicas para auxiliar a fazer economia em casa. Os livrinhos também foram transformados em vídeos, alguns utilizados durante a aula como: “De onde vem o dinheiro?”, “Orçamento familiar” e “A recompensa de quem sabe administrar o dinheiro”.

“Essa é uma maneira dinâmica e divertida de levar essa temática para as crianças”, comenta Raquel. “Hoje, mais de 60% da população brasileira está endividada. Temos índices que apontam jovens, a partir dos 19 anos de idade, já entrando no mercado de trabalho com muitas dívidas. Então, a gente precisa fazer essa construção de conhecimento desde a base, que são as crianças, para  poder ter uma comunidade mais saudável financeiramente”, revela.

DSC_0295DSC_0334