Publicado em 25.03.2019 - Notícias - Sem comentários

IMG-20190322-WA0060IMG-20190322-WA0061

As jovens cientistas Érika Boeira e Inara Cavalheiro participaram, na última semana, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento, que aconteceu em São Paulo, reúne estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país. As alunas foram acompanhadas pela professora Elisa Alves.

A dupla conquistou a vaga na Febrace a partir da Feira Virtual de Ciências do Portal Educacional, com o projeto “Cadeirantes: uma proposta para facilitar o acesso em prédios históricos”. A organização da Feira Virtual de Ciências convidou as alunas para, além de expor o trabalho, fazer uma conferência de 30 minutos falando sobre o trabalho delas e sobre como foi participar da Febrace. Convidaram, também, a professora Elisa para um webinar, onde ela contou a experiência de orientar o trabalho das meninas, visando auxiliar outros professores.IMG_3332

De acordo com Elisa, a Febrace foi um momento de troca de conhecimento, experiências e contatos com pessoas de todo Brasil. “Para mim, como professora, foi um momento de abrir a cabeça para novas ideias de orientação para os alunos, buscando ser mais prática e menos teórica nos trabalhos, aplicando na sociedade o que está sendo desenvolvido. Já para as meninas, essa foi uma experiência muito grande para ajudar na desenvoltura e no crescimento delas enquanto estudantes”, relata.

A professora conta que o CSJ foi a única escola de ensino fundamental do Rio Grande do Sul que participou da Febrace neste ano, e que as alunas apresentaram o trabalho e representaram o colégio para muitas pessoas.  “Mais de 17mil pessoas passaram pela feira. Assistimos palestras com representantes, diretores e vice-diretores de grandes empresas como Intel, 3M, Samsung e Petrobrás”, ressalta.