Dois projetos do Colégio São José foram classificados entre as 10 práticas pedagógicas com maior relevância para região Sul do Estado no Seminário Conectando Boas Práticas. O evento é uma iniciativa da rede Conectando Saberes, que reúne dentro do Brasil projetos de educadores de escolas públicas e privadas analisando seus impactos positivos na aprendizagem universal. Os projetos reconhecidos no seminário foram desenvolvidos pelos professores das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio, e aplicados nas aulas com os estudantes.

O projeto “Gamificação: Uma abordagem alternativa ao Ensino de História” conquistou o 3° lugar, com o professor Airton Vieira. Segundo ele a ação explora o conceito de pedagogia moderna realizando interação entre os conhecimentos empírico e lúdico. “Os alunos montam jogos com temáticas históricas e aprendem sobre os conteúdos por um viés metodológico diferente da aula expositiva tradicional, a gameficação”, comenta.

2aae3851-75dd-42d1-b618-7133b3f3dca6e6e6d987-503e-4df3-b318-db5bf43861589e75843f-1035-44d6-91e3-f5f6c8bf9503

Outro destaque foi o “Projeto Empreendedorismo” que ficou em 10° lugar. O trabalho que ensinou os alunos sobre o processo de construção de uma empresa, através da metodologia OPEE, foi realizado de maneira interdisciplinar pelas disciplinas de Ensino Religioso, Matemática, Português, Artes, Geografia e Ciências. “A matemática, por exemplo, teve o papel de desenvolver com os alunos a educação financeira, mais especificamente nos cálculos do lucro e na criação de planilhas utilizando softwares específicos”, diz o professor Jorge Ribes.

DSC_0821DSC_0800