Na última sexta-feira (10), ocorreu o encerramento do Projeto Horizonte realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho, para os estudantes do Ensino Médio do Colégio São José, através de encontros on-line. Durante o evento, aconteceram quatro mesas redondas para que os alunos pudessem conhecer diferentes áreas de atuação e aprender a partir de experiências de diversos profissionais.

Design sem nome (8)

 A primeira mesa “Conversas sobre a Área da Saúde” abriu o Projeto e nela estavam presentes a Epidemiologista Marilia Mesenburg, a Enfermeira Juliana Caetano, a Médica Luiza Crochemore e o Fisioterapeuta Daniel Caovilla. Durante a conversa os profissionais compartilharam com os estudantes como chegaram às suas escolhas profissionais, onde eles atualmente trabalham e quais são as principais áreas do mercado de trabalho na Saúde. Além disso, houve diversas informações sobre o COVID-19 e todo contexto de isolamento social. A fala dos profissionais destacou a importante conexão que há entre suas diferentes funções para os cuidados com os pacientes.

 “Um Olhar sobre Humanidades” foi a segunda mesa que teve a participação da Assistente Social Fernanda Pereira, da Psicóloga Cassiane Amaral, da Professora Liziane Pereira e da Advogada e Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Andressa Charão. O encontro virtual teve recorde máximo de participação dos alunos. E a partir das experiências das profissionais de Relações Humanas, aconteceu um diálogo acolhedor aos estudantes em que puderam esclarecer dúvidas sobre a escolha profissional e como isto pode transformar o indivíduo e a sociedade na qual ele vive.

 A terceira mesa “Avistando as Engenharias e Tecnologias”, teve a presença do Tecnólogo em redes de computadores Dartagnan Farias, do Engenheiro de Produção Henrique Al Alam, do Biotecnólogo Gustavo Moreira e da Arquiteta e Urbanista Simone Neutzling. No decorrer dos diálogos com os estudantes, Gustavo que também é pesquisador na área de desenvolvimento de vacinas, diagnósticos e tratamentos de doenças infecciosas, como a COVID-19, esclareceu assuntos sobre a pandemia e pesquisas. Os profissionais fizeram também uma ampla análise das Engenharias e Tecnologias, aconselhando quais são os principais aspectos que precisam ser analisados em cada curso.

 E por fim, no encerramento do evento, a quarta mesa “Comunicação à Vista!” foi composta pela Jornalista Luísa Roig Martins, a Professora e Pesquisadora Rebeca Recuero, a Publicitária Stela Nesello e o Produtor Audiovisual Leonardo Peixoto. Os profissionais da área da comunicação tiveram uma conversa produtiva, na qual os estudantes puderam participar com seus comentários e questionamentos, além de conhecerem através da fala dos convidados, as funções de um comunicador e sua responsabilidade social. Também aprenderam sobre a atuação da imprensa no enfrentamento à atual pandemia.

 “Ficamos muito contentes com a possibilidade dos alunos terem percorrido por diversas áreas de atuação. As discussões das mesas ajudaram a acalmar os corações aflitos pela escolha profissional principalmente dos nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio”, conta a orientadora Fernanda Mesenburg.