A Páscoa é a data que marca a Ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, de 26 a 31 de março – com celebrações estendidas até essa sexta-feira (06) -, os alunos, professores e funcionários do Colégio São José participaram de diversas atividades com reflexões em alusão a data. Confira algumas das ações que aconteceram na Escola.

Os alunos das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental participaram de uma caça aos ovos, projeto interdisciplinar que envolveu a decoração dos ovos na aula de Artes, a produção da cesta na aula de Inglês e a caça na aula de Educação Física. Além disso, na quarta-feira (28) os alunos participaram de uma celebração na capela da Escola, com a partilha do pão e do vinho (representado pelo suco de uva).

essa (2) essa

As turmas de 2º ano do E.F. fizeram atividades sobre a data durante toda a semana, com Hora do Conto, interpretações de texto e reflexões sobre o verdadeiro sentido da Páscoa para cada família de aluno. As comemorações se estenderam até essa semana, com a celebração feita na capela do Colégio. Já as turmas de 4º ano participaram de reflexões sobre a Páscoa e toda a história da morte e ressurreição de Jesus. Na quinta-feira, os estudantes encenaram a via-sacra no auditório do Colégio, com a passagem bíblica sendo contada pela professora Cristina Maubrigades. Durante a encenação, os alunos foram tirando suas dúvidas com a professora e com os colegas.

essa (2) essa (3)

Os alunos das turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram de uma dinâmica na capela do Colégio, refletindo sobre as atitudes que podem deixar a vida mais leve ou mais pesada. Após a leitura do evangelho, um estudante era convidado a pegar uma mala bem pesada. Ao abrir, os alunos viram que o que pesava na mala eram atitudes e sentimentos ruins – como inveja, desrespeito, ódio, individualismo, entre outros – e refletiram sobre como a vida, representada pela mala, fica pesada quando se cultiva esse tipo de sentimento. Depois desse momento, os alunos escreveram boas atitudes e bons sentimentos e, ao colocar dentro da mala, observaram como ela ficou leve, representando como a vida fica mais fácil quando se busca a paz e o amor entre as pessoas.

essa (2) essa (3)

essa (4) essa

Na quinta-feira, após o expediente, professores e funcionários da Escola foram convidados a uma celebração na capela, com vários momentos de oração em alusão a morte e ressurreição de Cristo. Os presentes participaram da unção das mãos com perfume, convidando os colegas da Escola a serem perfume de Deus na vida uns dos outros. Além disso, também houve um momento de contemplação a cruz, acompanhando os últimos momentos de vida de Jesus com suas sete últimas frases. Em um último momento, celebrou-se a ressurreição de Jesus, com a partilha do pão.

essa essa (2)

essa (3) essa (4)