Os alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores Leonardo Moraes e Liziane Silva, estão criando terrários como atividade prática complementar aos conteúdos abordados na disciplina de Ciências.
Segundo o professor Leonardo Moraes, além de ser uma atividade dinâmica e criativa, contempla grande parte dos assuntos abordados durante o ano “O terrário serve como um modelo de ecossistema. Nele, podemos observar diferentes mudanças de estados físicos, bem como o ciclo da água, Os processos fisiológicos das plantas, fotossíntese, respiração e transpiração também são abordados. Além disso, na preparação do terrário, é preciso considerar o conhecimento sobre o tipo de solo e as maneiras de conservá-lo fértil”.
O professor destaca ainda o envolvimento dos alunos com a atividade, que começaram a realizá-la tão logo foi proposta. “A possibilidade de ornamentar, utilizar como algo decorativo, além de toda aplicação do conteúdo despertou muito a atenção dos alunos. O retorno que estamos tendo tem sido muito bom”.
Os alunos também foram convidados a publicarem em suas redes sociais utilizando a #meuterrario + sua turma. Ex: #meuterrario5E.