Publicado em 15.04.2019 - Notícias - Sem comentários

DSC_0677 DSC_0749

Os estudantes de 3ª série do Ensino Médio do CSJ participaram de uma aula integrada que envolveu história, sociologia, músicas e videoclipes. Ministrada pelos professores Airton Munhoz e Mauro Ramis, a atividade buscou abordar conteúdos trabalhados em sala de aula a partir de músicas e clipes produzidos em diversos momentos históricos.

DSC_0651 DSC_0709

Durante a aula, os professores mostraram composições de diversos estilos, como “This Is America”, de Childish Gambino, “Another Brick in The Wall”, de Pink Floyd, “Do The Evolution”, de Pearl Jam e “Eu sou a mosca”, de Raul Seixas. “A ideia foi mostrar clipes de músicas que refletiam ou protestavam sobre algum assunto, e dialogar com a história e com a sociologia”, destacou Mauro. Segundo Airton, a aula serviu também para instigar a capacidade analítica e interpretativa dos alunos. “A ideia era fazer os estudantes vincularem as imagens que eram passadas junto aos conteúdos trabalhados em sala de aula e a partir daí fazer uma reflexão dos aspectos sociológicos e históricos, com a realidade atual”, ressaltou.

DSC_0650 DSC_0661

Airton ainda destacou que a atividade teve uma abordagem diferente da utilizada normalmente em sala de aula, trazendo novas perspectivas a assuntos já trabalhados. “Entendo que a finalidade da educação é a emancipação, a construção de uma análise crítica e de uma visão de mundo ampla. A ideia dessa aula era trazer aos alunos a perspectiva de que é possível olhar para além da nossa realidade, com um viés crítico, utilizando-se de elementos que muitas vezes estão imersos a nossa cultura audiovisual e que a gente não percebe”.