DSC_0184DSC_0202

Com o objetivo de mostrar na prática como a densidade pode ser alterada quando misturamos um material a outras substâncias, os estudantes das turmas de 8º ano realizaram o experimento “elevador de naftalinas” no laboratório de química da Escola, com a professora Greice Sedrez. Utilizando um frasco transparente, vinagre, bicarbonato de sódio e naftalina, os alunos puderam ver a densidade agindo, além de uma reação química entre o vinagre e o bicarbonato.

O experimento consistia em ver as bolinhas de naftalina subirem e descerem em uma mistura líquida de vinagre e bicarbonato de sódio. A explicação para o fenômeno é que a naftalina é mais densa e afunda, mas o gás carbônico – resultado da reação entre o vinagre e o bicarbonato – se adere a ela, diminuindo a sua densidade e a fazendo subir. Quando ela chega à superfície, o gás é liberado e a bolinha desce novamente.

DSC_0213DSC_0712

De acordo com a professora, as atividades no laboratório são fundamentais no ensino de química, pois mostram a relação entre teoria e prática. “No 8º ano, os alunos tem o primeiro contato com a disciplina de química, e esse tipo de aula favorece a construção do conhecimento e a curiosidade do estudante”, ressalta.