DSC_0048DSC_0111DSC_0083DSC_0923

Com o objetivo de vivenciar o conteúdo aprendido nas aulas de Artes, nove alunos da 2ª série do Ensino Médio do CSJ participaram de uma viagem de estudos a França, Itália e Portugal. Acompanhados pelas professoras Rosângela Vargas e Nóris Martinelli, os estudantes puderam aprender sobre a história da arte mundial a partir da observação da arquitetura das igrejas e prédios visitados, além de importantes obras de arte em museus dos países. A viagem aconteceu de 13 a 27 de julho.

DSC_0020DSC_0586 DSC_0664DSC_0970

O planejamento para a viagem começou em novembro do ano passado, com o processo seletivo que determinou os alunos que iriam participar. Após a definição dos participantes, foram realizadas diversas reuniões com eles e seus pais, para integrar o grupo, elaborar a viagem e tirar todas as dúvidas dos viajantes. Além das professoras, o grupo foi acompanhado, também, pelo assessor de comunicação, Henrique Giovanini.

DSC_001600 DSC_0293DSC_0804

Durante os 14 dias, o grupo visitou as cidades de Lisboa, em Portugal, Paris, Versalles e Lyon, na França e Veneza e Roma, na Itália. O roteiro contou com museus, igrejas, pontos turísticos e prédios históricos, em conjunto com muitos conteúdos sobre arte e história. De acordo com a professora Nóris, um dos lugares em que os estudantes ficaram mais encantados foi o Museu de Orsay, em Paris, onde eles puderam reconhecer diversas obras de arte trabalhadas em sala de aula. “Eles ficaram muito animados. Me disseram que a viagem valeu a pena por eles terem visto ao vivo o conteúdo trabalhado no Colégio”, destaca. Rosângela conta que, na viagem, os assuntos vistos nas aulas se tornam concretos. “Nos locais visitados, eles puderam ter a certeza de que o que eles estudaram aqui na Escola aconteceu de fato. Por exemplo, eles estudam sobre as tragédias que aconteceram no Coliseu, e, ao observar o local ao vivo, é a aula de história que está sendo retratada ali”, afirma.

DSC_0178DSC_0633 WhatsApp Image 2019-08-02 at 18.10.32WhatsApp Image 2019-08-02 at 18.10.38

Além de aprender sobre as disciplinas, a partir da viagem, os estudantes puderam ter noções de educação financeira, organização e integração com os colegas. “Durante a viagem, os estudantes tiveram que aprender a lidar com o seu dinheiro, a tomar decisões, a lidar com imprevistos. A viagem é de estudos, mas é uma viagem pra vida, porque ela é transformadora”, ressalta Rosângela.

O projeto

O projeto “Viajando com Arte”, do Colégio São José, tem como objetivo promover o aprendizado de Arte a partir da vivência prática, observando a cultura, a arquitetura, as obras e os costumes dos países visitados. Em 2018, dez alunos conheceram as cidades de Porto, Braga, Lisboa, Fátima, Aveiro, Cascais, Sintra e Queluz, em Portugal, além de Santiago de Compostela, na Espanha.