DSC_0132 DSC_0033

Buscando vivenciar o conteúdo aprendido nas aulas de Português e Artes, dez alunos da 2ª série do Ensino Médio do CSJ participaram de uma viagem de estudos a Portugal e Espanha. Acompanhados pelas professoras Rosângela Vargas e Nóris Martinelli, os estudantes puderam aprender sobre a origem da nossa língua e observar a arquitetura das igrejas e prédios visitados, além de importantes obras de arte em museus dos países. A viagem aconteceu de 14 a 29 de julho.

DSC_0143 DSC_0130

O planejamento para a viagem começou em agosto do ano passado, com o sorteio dos alunos que iriam participar da excursão.  Após a definição dos estudantes participantes, foram realizadas diversas reuniões com eles e seus pais, para integrar o grupo, elaborar a viagem, tirar todas as dúvidas dos viajantes. Além das professoras, também participaram da viagem a diretora da Escola, Irmã Rosa Porangaba e o assessor de comunicação Henrique Giovanini.

DSC_0270 IMG_5018

Durante os 14 dias, o grupo visitou as cidades de Porto, Braga, Lisboa, Fátima, Aveiro, Cascais, Sintra e Queluz, em Portugal, além de Santiago de Compostela, na Espanha. O roteiro contou com museus, igrejas, pontos turísticos e prédios históricos, em conjunto com muitos conteúdos sobre arte, história e língua portuguesa. Segundo Rosângela, um dos pontos visitados que deixou os alunos mais empolgados foi o Museu da Marinha, em Lisboa. “Eles ficaram muito impactados quando se depararam com aqueles mapas gigantes, se lembraram das aulas de geografia e história e conheceram as embarcações da família real portuguesa”, comenta.

IMG_4766 DSC_0242

Após os passeios de cada dia, os alunos voltavam ao hotel e participavam de um momento de estudos. “Observávamos as fotos do que havíamos visitado no dia e eles escreviam resumos, faziam perguntas”, destaca Nóris. Rosângela afirma que, para ela, a viagem foi um momento de conhecer vários lugares que eles aprenderam na sala de aula e constatar que a história é real. “Foi muito importante a oportunidade que eles tiveram de estar nos lugares onde aconteceram fatos históricos, lugares que eles estudaram no Colégio. Em relação a língua portuguesa, foi muito bom poder mostrar pra eles que, apesar de falarmos, teoricamente, a mesma língua, o que é falado aqui e o que é falado lá é muito diferente”, ressalta.

IMG_5517 IMG_5506

Além da importância em relação ao conhecimento, as professoras também destacam a convivência e a integração entre os alunos. “Nos últimos oito dias nós dividimos um apartamento, então todos os estudantes ficaram muito integrados, realizando tarefas em conjunto”, conta Nóris. A professora destaca, também, que essa foi uma experiência única para os alunos e que a viagem foi muito positiva para todos.

IMG_5557 IMG_4281