Publicado em 31.03.2017 - Sem categoria - Sem comentários

Senhores Pais e/ou responsáveis, alunos da 1ª série do Ensino Médio

A preparação para grandes exames exige não só um estudo aprofundado e com bom direcionamento, mas também momentos de revisão e simulação da prova que será feita. O simulado ajuda o aluno a se familiarizar com a linguagem das questões e a aprender a administrar os desafios impostos pelo tempo de duração e o cansaço natural decorrente dele. Nesse sentido, propomos a aplicação de simulados que auxiliarão os participantes nesse momento importante de suas vidas acadêmicas e, além disso, trarão mais calma e segurança para o dia em que realizarem exames oficiais.

Dia 08 de abril (sábado) teremos nosso primeiro simulado elaborado pela editora FTD nos moldes do ENEM.

É necessário que estejam atentos para algumas informações importantes:

Horário de início: 7h30min                                                                     Horário de término: 13h

É preciso chegar uns minutos antes do horário de início da prova, devidamente uniformizado.

A prova é composta de 4 cadernos: Caderno 1 – 46 questões de múltipla escolha – Ciências Humanas e suas Tecnologias (22 questões), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (24 questões); Caderno 2 – 44 questões de múltipla escolha + 1 Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (22 questões + 1 Redação), Matemática e suas Tecnologias (22 questões).

Cada aluno deve fazer a opção por apenas uma Língua Estrangeira. As questões seguem o modelo ENEM e propõem a análise de texto.

Apenas será permitido o uso de caneta esferográfica preta de corpo transparente (proibindo o porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações).

O valor do simulado é de Cinco pontos em cada disciplina, por área do conhecimento, no trimestre.

Não há segunda chamada do simulado.

Não é permitido o uso de calculadora, celular ou qualquer outro equipamento eletrônico sob pena de ter sua prova anulada sem possibilidade de recuperar os cinco pontos.

Após a correção e devolução das provas, cada aluno deverá preencher a planilha de “Análise de erros no simulado” e poderá traçar planos de ação para melhorar seu desempenho.

Dicas:

  • Não faltar a nenhum simulado. Quem faz todos os simulados está sempre avançando para dentro da universidade.
  • Aproveitar o tempo de estudo. Não basta apenas fazer o simulado. É preciso estudar a resolução do simulado, identificando os erros e reservar um tempo de estudo para rever esses conteúdos. O aluno só vai melhorar seus resultados fortalecendo seus pontos fracos.
  • Acompanhar a evolução ao longo do ano. Não dá para aprender tudo da noite para o dia. A melhora no seu desempenho virá com esforço e dedicação, simulado após simulado. Mesmo que o aluno melhore só um pouco em cada um deles, a soma dos pequenos avanços resultará num resultado bem diferente no final do ano.