Publicado em 01.06.2017 - Sem categoria - Sem comentários

Simulado para o Ensino Fundamental II – 1º Semestre

Os simulados para o Ensino Fundamental II pretendem ambientar os alunos para o momento em que seja necessário participar de exames mais formais, com dias e horários marcados.

Por isso os simulados são ferramentas importantes para que o aluno possa se familiarizar com a linguagem das questões objetivas e também para aprender a gerenciar o tempo de prova desde o Ensino Fundamental II. Nesse sentido, propomos a aplicação de simulados que auxiliarão os participantes nesse momento de aprendizagem e, além disso, trarão mais calma e segurança para o dia em que realizarem exames oficiais.

As questões apresentadas são inéditas, produzidas por professores-autores com experiência em suas áreas. Foram elaborados itens que se distribuem de maneira uniforme no que se refere ao nível de dificuldade (questões fáceis, medianas e difíceis). Questões eventualmente mais difíceis podem, no entanto, representar um desafio que deve ser valorizado.

Orientações

1) No dia da aplicação (09/06), para que tudo transcorra normalmente e os alunos possam participar efetivamente de uma simulação, a escola irá estipular o horário máximo de chegada (07h30min), lembrando que os portões estarão abertos às 07h. Caso ocorram atrasos, não será permitida a participação no simulado. O simulado será entregue exatamente às 07h30min e será recolhido às 11h30min, após esse horário os alunos serão liberados. A partir das 10h, os alunos que já tiverem concluído o simulado poderão sair, mediante autorização do responsável na agenda escolar e da liberação do SCT (e retornar as suas casas). No entanto, o caderno de questões só será liberado às 11h30min.

OBS: OS ALUNOS DO 6ºA, REALIZARÃO A PROVA NO TURNO DA TARDE. ASSIM NÃO TERÃO AULA NO TURNO DA MANHÃ. A SALA DE REALIZAÇÃO DA PROVA SERÁ INFORMADA DURANTE A SEMANA.

No turno da tarde o horário máximo de chegada (13h30min), lembrando que os portões estarão abertos às 13h. Caso ocorram atrasos, não será permitida a participação no simulado. O simulado será entregue exatamente às 13h30min e será recolhido às 17h30min, após esse horário os alunos serão liberados. A partir das 16h, os alunos que já tiverem concluído o simulado poderão sair, mediante autorização do responsável na agenda escolar e da liberação do SCT (e retornar as suas casas). No entanto, o caderno de questões só será liberado às 17h30min.

2) Não será permitido que nenhum tipo de consulta seja feita durante a prova.

3) Os alunos deverão utilizar caneta esferográfica preta de corpo transparente (proibido o uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações).

4) São proibidos quaisquer dispositivos eletrônicos durante a prova, como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

5) Questões com mais de uma resposta marcada serão consideradas nulas e descartadas.

6) Alimentação sugerida (água,sucos, barrinha de cereal…)

Cabe à escola a organização dos dias de aplicação, a segurança de seus alunos e a observação aos preceitos éticos e morais envolvidos em eventos como esse; por isso,contamos com a colaboração das famílias e desde já agradecemos.

Ressaltamos ainda que este informe foi trabalhado em aula e que essa avaliação (simulado) será posteriormente retomada/trabalhada em aula como instrumento de aprendizagem.

 

Simulado para o Ensino Médio – 2º Trimestre

A preparação para grandes exames exige não só um estudo aprofundado e com bom direcionamento, mas também momentos de revisão e simulação da prova que será feita. O simulado ajuda o aluno a se familiarizar com a linguagem das questões e a aprender a administrar os desafios impostos pelo tempo de duração e o cansaço natural decorrente dele. Nesse sentido, propomos a aplicação de simulados que auxiliarão os participantes nesse momento importante de suas vidas acadêmicas e, além disso, trarão mais calma e segurança para o dia em que realizarem exames oficiais.

Dia 09 de junho (sexta-feira) teremos nosso segundo simulado elaborado pela editora FTD nos moldes do ENEM.

É necessário que estejam atentos para algumas informações importantes:

Horário de início: 7h30min                                                                     Horário de término: 13h

É preciso chegar uns minutos antes do horário de início da prova, devidamente uniformizado.

A prova é composta de 4 cadernos: Caderno 1 – 46 questões de múltipla escolha – Ciências Humanas e suas Tecnologias (22 questões), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (24 questões); Caderno 2 – 44 questões de múltipla escolha + 1 Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (22 questões + 1 Redação), Matemática e suas Tecnologias (22 questões).

Cada aluno deve fazer a opção por apenas uma Língua Estrangeira. As questões seguem o modelo ENEM e propõem a análise de texto.

Apenas será permitido o uso de caneta esferográfica preta de corpo transparente (proibindo o porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações).

O valor do simulado é de Cinco pontos em cada disciplina, por área do conhecimento, no trimestre.

Não há segunda chamada do simulado.

Não é permitido o uso de calculadora, celular ou qualquer outro equipamento eletrônico sob pena de ter sua prova anulada sem possibilidade de recuperar os cinco pontos.

Após a correção e devolução das provas, cada aluno deverá preencher a planilha de “Análise de erros no simulado” e poderá traçar planos de ação para melhorar seu desempenho.

Dicas:

  • Não faltar a nenhum simulado. Quem faz todos os simulados está sempre avançando para dentro da universidade.
  • Aproveitar o tempo de estudo. Não basta apenas fazer o simulado. É preciso estudar a resolução do simulado, identificando os erros e reservar um tempo de estudo para rever esses conteúdos. O aluno só vai melhorar seus resultados fortalecendo seus pontos fracos.
  • Acompanhar a evolução ao longo do ano. Não dá para aprender tudo da noite para o dia. A melhora no seu desempenho virá com esforço e dedicação, simulado após simulado. Mesmo que o aluno melhore só um pouco em cada um deles, a soma dos pequenos avanços resultará num resultado bem diferente no final do ano.