As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula prática na disciplina de Ciências em que realizaram uma experiência nomeada como uma “Quase Lâmpada de Lava”. Os professores Leonardo de Moraes e Liziane Pereira, que ministraram a atividade, orientaram os alunos, os quais obtiveram resultados incríveis.


 A lâmpada de lava é um objeto normalmente utilizado para decorar e iluminar ambientes e em seu interior há um líquido que lembra o material resultante de uma erupção vulcânica. Para obter um resultado semelhante, os estudantes precisaram de um recipiente transparente e nele realizaram a mistura de água, corante, óleo de cozinha e um comprimido efervescente.

 Após, os estudantes foram orientados a soltar o comprimido efervescente dentro do pote e iniciou-se a formação de bolhas, devido à reação química do comprimido com a água, liberando gás carbônico. Segundo os professores os dois conceitos discutidos foram o de densidade e o de reações químicas.


“A atividade proporcionou um momento divertido, pelo efeito semelhante a uma lava colorida, e ainda permitiu a discussão de conceitos importantes.”, destaca Liziane.