Novo componente curricular do São José é uma das novidades deste ano

Na tarde desta quarta-feira (31), os coordenadores pedagógicos do Colégio São José participaram de um treinamento sobre o Pensamento Computacional. A disciplina é uma das novidades de 2024 e faz parte da grade curricular do Pré-1 da Educação Infantil, até o 9º ano do Ensino Fundamental.


Para Mariana Delias, o treinamento proporcionou uma compreensão das ferramentas e dos métodos educacionais associados ao novo componente curricular. “Através dessa formação podemos entender como integrar efetivamente os conceitos do Pensamento Computacional. Um aspecto muito interessante, é que o foco das aulas é baseado em projetos e eles não só aprimoram as habilidades técnicas, mas também promovem a criatividade e competências socioemocionais”, conta a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do CSJ. 


Ela ainda destaca uma série de benefícios que o Pensamento Computacional proporciona para o desenvolvimento dos estudantes. “Eles são incentivados a colaborar, a liderar, agir com autonomia, demonstrar empatia e aprimorar suas habilidades de comunicação. Isso não apenas prepara os alunos para os aspectos técnicos da era digital, mas também capacita eles a se destacarem em uma sociedade cada vez mais conectada”, finaliza.




Uma disciplina prática


Segundo o assessor pedagógico do Grupo Somos Educação, Daniel Freitas, é um momento essencial, pois além de um conteúdo novo, se trata de uma disciplina prática. “O estudante vai aprender não a partir da exposição do conteúdo ou da leitura da teoria sobre a Ciência da Computação, mas ele vai aprender colocando a mão na massa. Para aprender sobre lógica de programação, algoritmo, funcionalidades de um robô ou sensores em robótica é só fazendo, e para que a equipe pedagógica possa aplicar essas aulas com a identidade do colégio a gente realiza esse treinamento”, explica Daniel.

Por: Kauã Blank - Volante Digital