Para conhecer as letrinhas do alfabeto de forma lúdica e divertida, o Pré 2 da Educação Infantil está engajado no projeto “Detetives Literários”. As atividades acontecem durante todo ano letivo, estimulando a natureza investigativa das crianças e o protagonismo neste processo. A cada semana, um aluno se torna o detetive de sua turma e fica responsável por apresentar aos colegas todas as descobertas da letra estudada.

 

 

 Na primeira etapa da investigação, os pequenos levam para suas casinhas uma maleta com lupa, crachá, lista de desafios e um livro que aborda a temática da semana. Após realizar a leitura, com o auxílio da família, o detetive tem a missão de coletar diversos objetos que possuem a inicial da vogal ou consoante em questão.

 

 

 Por fim, em aula, todos são convidados a ouvir a história narrada pelo detetive, conhecer a família silábica da letra e visualizar todos os resultados de suas buscas. Assim, coletivamente a turma preenche um alfabeto que fica disponível na sala para que possam consultar sempre que for necessário.

 

 

 “Aliado a esse projeto pedagógico trabalhamos nossos valores de ser e estar no mundo, priorizando a vida e o espaço que ocupamos. Mais que aprendizado,  nossas experiências vividas aqui se tornam um projeto de vida!”, conclui a professora Susana Machado.