O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado há mais de duas décadas, é hoje uma das principais portas para a entrada de estudantes em instituições de Ensino Superior no Brasil. Desde 2014 ampliou as possibilidades de novos horizontes para concluintes do Ensino Médio, ao tornar possível o ingresso em faculdades em Portugal com a nota da prova.


 Conforme informa o G1, houve uma mudança na legislação do país europeu que regulamentou o estatuto do estudante internacional (Decreto-Lei n.º 36). Desde então, foi instituído o programa “Enem Portugal”, que é um acordo da legislação portuguesa com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


 "Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal”, informa o Inep. Atualmente são 51 instituições ligadas ao programa. 


 Se você deseja ampliar os seus horizontes optando pela graduação internacional, clique aqui para conferir os nomes das instituições e encontre todas as informações necessárias para você ir em direção à sua escolha.