Nesta quarta-feira (14), as aulas recomeçaram para os mais de 1.600 estudantes do Colégio São José. O reencontro entre colegas e professores foi marcado por uma recepção nas portarias da escola. Além disso, o ano letivo retorna com uma série de investimentos, proporcionando diversas novidades em 2024. 


Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Letícia Gonçalves, destaca a felicidade desse retorno. “Está sendo muito bom, porque a gente sente saudade de conviver com nossos colegas, de ver nossos professores e esse ano teremos novos desafios. Acho que vai ser um ano bem legal e eu estou muito ansiosa”. 


Mãe do Bento do pré e do Romeu do maternal 2, Flávia Almeida conta que o início das aulas era muito aguardado. “Nós temos o Bento que era aluno do São José, e esse ano, o pequeno Romeu vai estrear na vida escolar. Estamos bem felizes, pois o São José é uma escola super acolhedora”, ressalta.


Um retorno muito aguardado também pelos docentes


Segundo o professor de Ciências, Silvio Costa, foi um encontro emocionante. “Depois de passar quase dois meses sem ver muitos desses alunos, foi especial ver o sorriso de cada um deles, é aquela mistura de ansiedade com o pique todo para começar o ano”, comentou.


“Foi muito legal, muito bonito pois a saudade era muito grande, tanto na nossa parte, como de toda certeza da parte deles para com a escola e foi muita alegria, muita felicidade”, destaca Sandro Maciel, professor de Musicalização e Ensino Religioso.


A coordenadora da Educação Infantil, Paula Guimarães, reforça a saudade que todos estavam. “Esse retorno está sendo muito especial, a equipe de professores, a direção, toda a escola se preparou para receber nossos pequenos de uma maneira muito acolhedora, para que eles se sintam parte do Colégio São José”.



Investimentos e novidades


Durante as férias escolares, o CSJ recebeu uma série de investimentos que buscam qualificar ainda mais o processo de aprendizagem dos estudantes. Entre as novidades estão as telas interativas, instaladas nas 32 salas de aula - desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Com essa tecnologia, os alunos terão aulas mais modernas e dinâmicas.


Ainda no campo da tecnologia, em 2024 a grade curricular do CSJ ganhou um novo componente curricular, o Pensamento Computacional. Com uma sala de aula especial, os estudantes poderão entender um pouco mais como funcionam os mecanismos de robótica e informática.


Na estrutura, o prédio da rua Três de Maio ganhou novos banheiros, além disso, o telhado e as janelas da escola passaram por reforma. Também teve início o processo de climatização de todas as salas, começando pelas bibliotecas, sala de Atendimento de Educação Especial (AEE) e a vice direção.


Por: Kauã Blank - Volante Digital