Capa site - Projeto HorizonteNa próxima semana, o Colégio São José desenvolverá o Projeto Horizonte para estudantes do Ensino Médio. O evento virtual – que acontecerá entre os dias 29/06 e 10/07 – é focado na construção do projeto de vida do jovem, buscando dar a oportunidade para que possam se dedicar ao desenvolvimento dos seus próprios interesses, com o apoio e a orientação da Escola, em busca do autoconhecimento e de metas para o seu futuro.

Muito mais do que decidir o que cursar após a conclusão do Ensino Médio, a equipe do CSJ quer despertar os questionamentos sobre “Quem eu sou?” e “Como posso contribuir com a sociedade?”.

Será um estímulo à valorização da diversidade de saberes e experiências compartilhadas, que irão lhes possibilitar entender as relações do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 

 

Horizonte em três dimensões:

O Projeto Horizonte irá abordar três dimensões: o Ser, o Escolher e o Transformar. São elas que irão nortear os assuntos e profissões tratados durante os encontros online.

SER – voltado ao processo de autoconhecimento, trabalhando os valores, sentimentos e as emoções. 

ESCOLHER – é focado nos processos de escolhas. O estudante irá refletir sobre qual caminho trilhar e quais as profissões existem e surgem a cada momento. Esta etapa contará com a participação das Universidades de Pelotas e região, esclarecendo dúvidas e conversando sobre os processos seletivos.

TRANSFORMAR – abordará como que as diferentes profissões das diversas áreas de conhecimento desenvolvem seu trabalho específico, e são capazes de colaborar com a construção de um mundo melhor para todos. Serão proporcionados conversas sobre assuntos de diferentes áreas como: saúde, tecnologia e comunicação. 

O Projeto Horizonte conta com o apoio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), UCPEL (Universidade Católica de Pelotas) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Terá ainda, a presença de profissionais dos mais distintos segmentos, entre eles estão ex-alunos e familiares CSJ. Em breve, divulgaremos a programação completa do evento. 

 

Palestra de Abertura nesta segunda-feira

Para a abertura do evento, a Escola irá receber a cientista social e política Elis Radmann, com a palestra Vida Pessoal vs Vida Profissional: Qual é o meu papel no mundo?. A fala é direcionada para estudantes e seus familiares, que terão acesso via Google Hangouts Meet, a partir das 18h30min. O link será enviado via IsCool, aplicativo de comunicação do CSJ.

Fundadora do IPO (Instituto Pesquisas de Opinião), Elis utiliza a ciência como vocação e formação. Socióloga (MTb 721), obteve o Bacharel em Ciências Sociais na UFPel e tem especialização em Ciência Política pela mesma universidade. Mestre em Ciência Política pela UFRGS, Elis é Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do RS. Coordena a execução da pesquisa EPICOVID-19 RS, que vêm realizando testes rápidos com a população gaúcha durante o período da pandemia da Covid-19 e auxiliando as tomadas de decisão do Governo do Estado. Semanalmente tem colunas disponiveis na Coletiva.net e Diário Popular.