No dia 18 de junho, o Colégio São José, em Pelotas, promoveu a 1ª Jornada de Iniciação Científica (JICCSJ 2025), com a participação dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O evento, realizado no auditório da escola, contou com a apresentação de mais de 10 projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo do semestre.
A atividade teve como objetivo principal incentivar a produção científica, promovendo o uso do método científico e estimulando o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por profissionais atuantes nas áreas de conhecimento relacionadas aos temas pesquisados.
Eu achei muito legal, pois foi algo que fugiu da nossa zona de conforto, do normal em sala de aula. Apresentar aqui, com todo mundo assistindo, foi bem diferente e gerou muito conhecimento pra gente, destacou Ana Luisa, do 2ºA.
Acho uma atividade muito importante para nós, alunos, pois nos dá uma noção de como será futuramente, tanto na faculdade quanto na vida profissional. Ter uma banca avaliadora aqui foi essencial nesse momento tão importante, complementou Letícia, do 2ºC.
Desde fevereiro, os estudantes realizaram pesquisas autorais. O professor Leonardo, responsável pela organização do evento, explica que a proposta da jornada foi aproximar os jovens da ciência, despertando neles o interesse por investigar e compreender a realidade a partir de bases teóricas e práticas.
Cada grupo escolheu o objeto de pesquisa e a área do conhecimento de maior afinidade, o que resultou em projetos diversos e aprofundados. A apresentação final foi realizada de forma pública, promovendo a troca de saberes e o desenvolvimento da oratória e da argumentação.
A 1ª Jornada de Iniciação Científica do Colégio São José marcou um passo importante na formação dos estudantes e reforçou o compromisso da instituição com uma educação transformadora.
Veja mais sobre o evento aqui.